Seis pessoas morreram devido às fortes chuvas que ocorrem no Ceará desde março. Estado tem 2.945 pessoas desabrigadas ou desalojadas e pelo menos cinco rodovias estaduais têm bloqueio parcial ou total devido aos estragos causados pela chuva

 Seis pessoas morreram em decorrência das chuvas registradas no Ceará desde o mês de março. Os óbitos ocorreram nas cidades de Aratuba (3), Porteiras (1), Piquet Carneiro (1) e Solonópole (1). As informações são do boletim do Governo, atualizado neste domingo (2). Entre as vítimas estão uma mulher de 21 anos, o filho de 2 anos e uma criança de 8 anos atingidos pelo desabamento de duas casas durante um deslizamento na encosta de um morro na cidade de Aratuba. Além dos mortos, o Estado contabilizou 26 feridos e 2.945 pessoas desabrigadas ou desalojadas. Quinze municípios decretaram emergência, e a cidade de Milhã está em situação de calamidade por conta das chuvas.

Municípios em emergência: Altaneira, Missão Velha,  Aratuba,  Antonina do Norte, Guaramiranga, Itapipoca, Uruburetama, Tururu, Porteiras, Itapajé, Umirim, Pedra Branca, Senador Pompeu, Deputado Irapuan Pinheiro e Lavras da Mangabeira.

Rodovias bloqueadas

Pelo menos cinco rodovias estaduais têm bloqueio parcial ou total devido aos estragos causados pela chuva. CE-243: no trecho de Uruburetama a Itapajé, a Superintendência de Obras Públicas decidiu fazer, de forma preventiva, interdição total do trecho devido ao diagnóstico de risco de novo rompimento. Equipes sinalizaram o local e devem iniciar os trabalhos a partir desta segunda-feira (3).

CE- 464: no trecho no distrito de Vazantes, em Aracoiaba, a via foi rompida após um extravasamento de barragem e está interditada nos dois sentidos. O trecho está sinalizado e a recuperação deve ser iniciada após a redução do volume da água.

CE-166: trecho que liga Senador Pompeu a Piquet Carneiro, a via tem bloqueio total após rompimento causado pelas fortes chuvas na região. Após a redução do volume de água, a SOP deu início aos trabalhos de recuperação do trecho.

CE-384: no trecho que liga Mauriti ao estado da Paraíba, a via tem bloqueio total nos dois sentidos, devido ao rompimento da pista ocasionado pela intensidade das chuvas. Outro trecho, próximo ao local, também apresenta erosão. Equipes da SOP deram início ao trabalho de recuperação, que depende de condições climáticas favoráveis e deve se estender pelos próximos dias.

CE-393: em Rosário, distrito de Milagres, a via está com interdição total, pois registra ponto de alagamento na passagem molhada da localidade.

Doações

Oito municípios estão sendo atendidos com serviços de proteção social com doação de alimentos e colchões, são eles: Aratuba, Uruburetama, Itapipoca, Pacatuba, Umirim, Milhã, Senador Pompeu e Itapajé. No total, as equipes já entregaram 760 cestas básicas, 1.582 quilos de alimentos in natura e macarrão do programa Mais Nutrição e 404 colchões.

Fonte - G1CE

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem