O Carnaval de 2026 no Ceará foi o menos violento dos últimos 17 anos, segundo anunciou o Governo do Ceará em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18). Conforme balanço da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), houve redução nos índices de homicídios, crimes sexuais, furtos e roubos nos cinco dias de feriadão, e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) não registrou afogamentos fatais.
Entre as 18h da última sexta-feira (13) e as 5h59 desta quarta, foram registrados em todo o Estado 24 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), o que representa uma redução de 33,33% em relação à igual período carnavalesco do ano passado, quando ocorreram 36 homicídios, conforme o levantamento. Os CVLIs englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
As ocorrências de roubos (Crimes Violentos contra o Patrimônio) foram as que apresentaram uma maior redução em relação ao Carnaval passado: o número caiu de 321 para 133, uma variação de 58,57%. Já os furtos no Carnaval 2026 caíram 39,65%, saindo de 850 ocorrências em 2025 para 513 neste ano.
Sobre os crimes sexuais, que englobam importunação, assédio, abuso, estupro, entre outros, a SSPDS afirmou que esses tipos de ocorrências apresentaram uma redução de 40% em relação ao último Carnaval.
Reportagem completa no Diário do Nordeste. Clique AQUI.
0 Comentários