Rádio Catarina Online

Candidatos a prefeito de três municípios do Ceará renunciam; Iguatu, Pacujá e Barreira.

 Pelo menos quatro candidatos a prefeito de três municípios do Ceará renunciaram às postulações pelo Poder Executivo das cidades. Os casos ocorreram em IguatuPacujá e Barreira e têm como pano fundo polarizações em torno de outros nomes que disputam o comando das administrações ou imbróglios judiciais que levaram à inelegibilidade de candidaturas. 


No caso de Iguatu, o anúncio foi feito na noite dessa segunda-feira (16) nas redes sociais do candidato Rafael Gadelha (PSD). Ele e seu postulante a vice, o vereador Bandeira Júnior (Avante), afirmaram que estavam deixando o pleito diante da polarização no município.  "A gente viu que, pelo tempo que fomos lançados candidatos, pelo tempo curto da campanha, que não conseguiria vencer a polarização que já estava posta em Iguatu", afirmou Gadelha. 


Os dois compunham a chapa lançada para a sucessão do prefeito Ednaldo Lavor (PSD). Com a desistência, seis candidaturas ao Executivo permanecem em Iguatu: Sá Vilarouca (PSB); Ilo Neto (PT); Roberto Filho (PSDB); Capitão Helder (PL); e Augusto Correira (Mobiliza). 


Já no caso Pacujá, as duas únicas candidaturas na cidade foram retiradas por decisão da Justiça. Trata-se do prefeito Raimundo Filho (PSB) e do vice-prefeito Zé Antônio Mão Calejada (União). Os dois foram eleitos juntos em 2020, mas romperam e disputavam o comando do Executivo Municipal em chapas opostas. 


Todavia, ambos tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram considerados inelegíveis por 8 anos. Os políticos tiveram os diplomas anulados por terem sido condenados por compra de votos e abuso de poder nas eleições de 2020. A decisão foi proferida no dia 12 deste mês.  

Reportagem completa AQUI


Nenhum comentário