RÁDIO CATARINA FM ONLINE

Ceará lança nova campanha de vacinação contra Covid em meio à alta de casos. Entre os dias 1º e 30 de novembro, o estado confirmou 2.809 casos positivos da doença.

 Em meio a um aumento na quantidade de casos confirmados de coronavírus, o Ceará vai lançar uma nova campanha de incentivo à vacinação contra Covid-19 a partir da segunda-feira (4). Entre os dias 1º e 30 de novembro, o estado confirmou 2.809 casos positivos da doença. A partir da segunda-feira (4), a nova campanha vai estimular os municípios cearenses a reabrirem as salas de vacinação em esquema de mutirão e convocar a população a se imunizar. Ao longo do mês de novembro, a curva dos casos tem mostrado crescimento no quase constante no Ceará. Neste período, a taxa de positividade dos testes de Covid feitos em laboratório chegou 34,4%. As informações foram apresentadas em coletiva Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (1º).


Até o momento, a hipótese era que o aumento do número de casos de Covid-19 pode estar ligada à circulação da subvariante JG.3, que descende da variante EG.5, uma subvariante da Ômicron popularmente conhecida como Éris. A equipe de pesquisadores da Sesa, no entanto, chamou atenção para a detecção de uma nova variante em circulação no Ceará, identificada pela sigla JN.1. A JN.1 já havia sido encontrada em outros países, mas até agora não tinha sido identificada no Brasil. Conforme informações do secretário-executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Lima Silva Neto (Tanta), esta variante pode ser a responsável pelo aumento recente dos casos. Segundo a Sesa, apesar do número crescente de casos, não está havendo sobrecarga de hospitais e a maioria dos pacientes, embora sintomáticos, têm apresentado quadro leve, com tosse, febre e dor de garganta.


Com o aumento de casos de Covid-19, completar o esquema vacinal é uma das recomendações da Secretaria da Saúde para prevenir o surgimento de novos casos. Hoje, a cobertura vacinal da 5ª dose, chamada vacina bivalente, está apenas em 18% da população adulta cearense.


 Foto: Rodrigo Carvalho/Prefeitura de Fortaleza

Fonte - G1CE.

Post a Comment

أحدث أقدم