RÁDIO CATARINA FM ONLINE

Farias Brito, no Ceará, decreta estado de emergência após fortes chuvas

 O município de Farias Brito, no Ceará, decretou estado de emergência após fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. O decreto agora aguarda apreciação dos governos estadual e federal. No último domingo (9), uma barragem do município se rompeu e deixou casas completamente alagadas e destruídas. A água também invadiu comércios, causando prejuízos. Várias pessoas perderam tudo com as enchentes que também inundaram uma escola do município. De acordo com o prefeito Francisco Austragezio, as chuvas causaram estragos em muitas áreas do município, acarretando a destruição de casas, passagens molhadas e estradas. "Precisamos da ajuda do governo do estado e da União para superar essa situação difícil", disse.

Segundo a gestão municipal, o estado de emergência permitirá que a cidade receba ajuda financeira e recursos para reparar os danos causados pelas enchentes, além de garantir assistência aos moradores que foram afetados pelas chuvas.

Cidades em situação de emergência

Em todo o estado já são 19 cidades em situação de emergência e uma em situação de calamidade em decorrência das chuvas. Quase 3 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas e sete morreram. Outras 29 pessoas ficaram feridas e foram socorridas para unidades hospitalares.

Municípios em situação de emergência:

Altaneira, Missão Velha, Aratuba, Antonina do Norte,  Guaramiranga, Itapipoca, Uruburetama, Porteiras, Deputado Irapuan Pinheiro, Tururu, Senador Pompeu, Itapajé, Lavras da Mangabeira, Barreira, Pedra Branca, Umirim, São Benedito, Piquet Carneiro e Tabuleiro do Norte

O município que decretou situação de calamidade pública, até o momento, foi Milhã. Ao todo, 500 famílias ficaram desabrigadas, correspondendo a cerca de duas mil pessoas sem ter onde morar na cidade. O município tem 13 mil habitantes, e os desabrigados correspondem a 15% da população do município. 

Foto: Edson Freitas/SVM

Fonte - G1CE


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem