RÁDIO CATARINA FM ONLINE

Chuvas no próximo trimestre devem ficar acima da média no Ceará, afirma especialista

 O sertanejo tem muito a comemorar. O ano de 2022, mesmo ainda restando dois meses para o fim, já entrou para a história recente como um dos mais chuvosos no Ceará. Esse bom desempenho deve-se a regularidade das chuvas. Em 10 meses, apenas duas vezes (fevereiro e setembro) as chuvas não fecharam acima da média. E este índice positivo pode aumentar.

Conforme o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes, antecipou em primeira mão ao Diário do Nordeste, a previsão para os próximos meses é de precipitações acima da média.

"A atuação da La Niña é positiva. A tendência é de que tenhamos volumes acima da média em novembro, dezembro e janeiro", detalhou o especialista. Caso essa previsão se confirme, o ano fechará com apenas dois meses abaixo da média e um (abril) em torno da normal climatológica, isso porque o mês de outubro, ainda que restem 3 dias para o fim, já conseguiu superar a média histórica. Conforme dados da  Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a normal mensal é de 3,9 mm e, até agora, já há o acumulado de 9,6 milímetros, o que representa 143,8% acima da normal climatológica.  Neste milênio (2000-2022) em nenhuma vez um ano fechou com precipitações acima da média em nove meses, o que pode acontecer em 2022. A expectativa, agora, diz respeito ao acumulado total das chuvas. Até o momento, o Ceará acumula 913.6 milímetros, índice 14% superior a média histórica anual (800.6 mm). 

Nas últimas duas décadas, o maior volume acumulado foi registrado em 2009, com impressionantes 1.218,4 milímetros, o que representa quase 53% acima da normal climatológica.

RESERVATÓRIOS

Os bons volumes acumulados em 2022 contribuíram para elevar o nível dos açudes cearenses, com destaque para Orós Castanhão. Os dois maiores reservatórios do Estado mais que dobraram de volume entre o início do ano e o fim da quadra chuvosa.

Fonte - Diário do Nordeste 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem