RÁDIO

Rádio Catarina Online. Clique no play para ouvir.

Exames iniciais da Pefoce dão negativo para metanol nos dois primeiros casos notificados no Ceará

 

O Ceará notificou três casos suspeitos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas, até a noite deste domingo (5). Os dois primeiros casos suspeitos de contaminação registrados neste fim de semana, em Quixeramobim e Caucaia, deram negativo para metanol em exames iniciais da Pefoce, segundo o governador Elmano de Freitas (PT), em publicação nas redes sociais.


Segue em investigação um caso notificado no município de São Gonçalo do Amarante, na noite deste domingo. 

O governador ressaltou em nota que chegarão nas próximas horas as doses do antídoto à substância tóxica que o Estado solicitou ao Ministério da Saúde.


Exames iniciais deram negativo

O paciente internado em Quixeramobim com suspeita de intoxicação por metanol é um adolescente de 15 anos, segundo apurou o Diário do Nordeste. O jovem deu entrada na unidade hospitalar na noite de sábado. 


A outra paciente com um quadro de suspeita deu entrada no Hospital Unimed Fortaleza, rede privada da Capital, no sábado, após ingestão em Caucaia. 


casos suspeitos de intoxicação por metanol foram registrados pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil até este domingo (5)


A orientação da Secretaria é que os municípios a notifiquem imediatamente todas as suspeitas relacionadas a esse tipo de intoxicação.


"A Sesa ressalta que enviou nota técnica do Ministério da Saúde aos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde das superintendências, reforçando as recomendações oficiais sobre a importância da detecção precoce e tratamento", diz nota da pasta. 

A Sesa ressalta que a suspeita é levantada em casos de que um paciente que ingeriu álcool apresenta a persistência ou piora de sintomas, como embriaguez persistente, desconforto gástrico e alteração visual, entre 12 horas e 24 horas após o consumo.


A Pasta informou, ainda, que está elaborando uma nota técnica estadual específica sobre intoxicação por metanol. O objetivo é padronizar os procedimentos de vigilância, diagnóstico, assistência e resposta no Ceará.

Casos no país

Na noite deste domingo (5), o Ministério da Saúde apontou que o Brasil registrou 225 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica. Desse total, 16 foram confirmados e 209 estão em investigação. 

Ao todo, são 13 estados com casos notificados:

  1. Distrito Federal

  2. Goiás

  3. Mato Grosso do Sul

  4. Mato Grosso

  5. Pernambuco

  6. Paraná

  7. Rondônia

  8. São Paulo

  9. Piauí

  10. Rio Grande do Sul

  11. Rio de Janeiro

  12. Paraíba

  13. Ceará

Do total de registros, 192 são em São Paulo (14 confirmados e 178 em investigação). Por sua vez, os estados da Bahia e Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados.

Foto - Shutterstock.  Fonte - Diário do Nordeste.

Postar um comentário

0 Comentários