Definidos parâmetros para alocação negociada de água dos açudes isolados do Alto Jaguaribe.
O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe realizou, nesta quarta-feira (11), sua 86ª Reunião Ordinária, no auditório do SINTSEF, em Iguatu.
O encontro teve como principais pautas a apresentação e aprovação das vazões dos açudes isolados, ou seja, que não causam impacto em outros reservatórios da região. Também houve encerramento da Operação Emergencial 2024.2 dos açudes Arneiroz II e Muquém.
O Coordenador do Núcleo de Operações da regional da Cogerh do Alto Jaguaribe, Cássio Sales, apresentou as precipitações de fevereiro à maio de 2025, a evolução volumétrica do Estado do Ceará, a classificação de criticidade dos reservatórios a definição dos parâmetros para alocação 2025.2 dos reservatórios do Alto Jaguaribe.
A região está hoje com 93,1% da capacidade armazenada, tendo registrando o 3º melhor aporte (1,69 bilhões de m³) durante sua quadra chuvosa (FEV-MAI) dos últimos 20 anos.
Confira abaixo as vazões aprovadas
⦁ Arneiroz II: vazão de 580 L/s. Liberação de 1100 L/s com início em 01/09/25 e término em 01/12/25. Também possibilita pequenas descargas para o abastecimento da comunidade de Boqueirão, quando necessário.
⦁ Benguê: vazão de 50 L/s. Pereniza um trecho de até 17 km, até a comunidade de São Nicolau. A operação ocorre em forma de pulso de 365 L/s, em 30 dias de operação. O início da operação será definida em reunião com a Comissão Gestora.
⦁ Canoas: vazão de 150 L/s. Perenização de até 25 km. Nesse cenário a perenização será constante, mas com volumes variáveis no decorrer da operação. A data de início da operação será definida em reunião com a Comissão Gestora.
⦁ Faé: vazão de 70 L/s. Possibilita uma descarga de, no máximo, 30 dias com 500 L/s até que a água chegue a barragem de Quixelô. Caso chegue antes dos 30 dias a operação será encerrada. Este cenário também prevê descargas para atendimento ao trecho aterrado, próximo ao açude. Data de início a ser ajustada com a comissão gestora.
⦁ Mamoeiro: vazão de 50 L/s. Pereniza um trecho até 10 km se for a vazão constante de 50 L/s. Se a operação ocorrer em forma de descarga pode chegar a até 25 km – nesse caso, seria uma descarga de 300 l/s, com início em 16/09 e término em 21/10/2025.
⦁ Muquém: vazão de 400 L/s. Esse cenário permite uma descarga que possa chegar a divisa Cardoso/Penha, até 45 km, também assegura a captação de Cariús. Descarga de 80 dias de 800 L/s. Caso chegue antes, a operação será encerrada.
⦁ Rivaldo de Carvalho: vazão de 100 L/s. Possibilita uma descarga de 100 L/s até que a água chegue a barragem de Figueiredo. Possibilitando o seu complemento. Será utilizado um sifão para a transferência.
⦁ Trussu: vazão de 300 L/s. Possibilita uma perenização contínua de 300 l/s no período de julho/2025 à janeiro/2026.
Ademais, também foi encerrada a Operação Emergencial 2024.2 dos açudes Arneiroz II e Muquém. Confira abaixo as vazões aprovadas e realizadas:
⦁ Arneiroz II – Vazão aprovada: 80 L/s; Vazão realizada: 0 L/s (pois não houve a necessidade).
⦁ Muquém – Vazão aprovada: 75 L/s; Vazão realizada: 0 L/s (pois não houve a necessidade).
Vacâncias preenchidas
Além disso, houve o preenchimento das vacâncias do Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe nos segmentos Poder Público Estadual e Federal e Usuário de água. Pelo segmento Poder Público Estadual e Federal, foi eleita pela plenária a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI) e pelo segmento Usuário de água, foi eleito o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Aiuaba.
No final da reunião, foi apresentado pela membro do Comitê do Alto Jaguaribe, Rosângela Teixeira, o programa Profágua, no qual oferece um curso de mestrado gratuito que proporciona ampla formação aos profissionais, aliando teoria e prática, de modo a aumentar a eficácia de sua atuação na área de recursos hídricos.
Fonte - Site da Cogerh.
Foto de Landyn Lampião.
0 Comentários