RÁDIO

Rádio Catarina Online. Clique no play para ouvir.

Cidade no Ceará tem local alvo de investigação de Síndrome que pode indicar gripe aviária

Salitre, cidade a 572,70 km de Fortaleza, tem um local sob suspeita de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves (SRN), cujas doenças-alvo são influenza aviária e Doença de Newcastle.

Além do município cearense, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga dois outros locais, em Sabará (MG) e em Aguiarnópolis (TO).

A SRN, segundo Mapa, é uma condição clínica respiratória que pode indicar a presença de patologias infecciosas como a influenza aviária, também conhecida como gripe aviária.

Ou seja, a identificação da síndrome pode ser um indicador de que há um foco da doença no local, sendo necessários testes para chegar a essa constatação.

Leia também: Gripe Aviária: preço do frango pode cair no Brasil? Confira previsões

Conforme o Mapa, todos os procedimentos necessários estão sendo realizados em galinhas dos locais suspeitos e ainda não há resultados laboratoriais conclusivos.

O POVO solicitou mais informações à Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e a matéria será atualizada quando houver retorno. 

 

Segundo o balanço do Mapa, duas investigações realizadas este mês no Brasil tiveram resultado laboratorial positivo para vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, mas em nenhuma amostra foi detectada a Doença de Newcastle.

Do dia 18 de abril a 17 de maio, o Ministério informou que foram realizadas 59 investigações no País, sendo 16 classificadas pelo médico veterinário oficial como casos prováveis da síndrome. Oobrigatoriamente são coletadas amostras para diagnóstico laboratorial.

Foco de gripe aviária foi identificado no RS

O Brasil registrou seu primeiro foco de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, IAAP) em uma granja comercial. O caso foi confirmado na quinta-feira, 15, em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

"Esse é o primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa", informou o ministério.

A pasta declarou emergência zoossanitária no município de Montenegro por 60 dias em virtude da detecção do caso. O estado sanitário é válido para um raio de 10 km ao redor do foco detectado da doença. Outra portaria do Ministério, de 4 de abril, estabelece o estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por 180 dias em virtude da detecção do vírus em aves silvestres.

Até o momento, estão suspensas as exportações de carne de aves e subprodutos do Brasil para China, União Europeia (UE), Argentina, Uruguai e Chile. A tendência é que Coreia do Sul, México, África do Sul e Rússia também embarquem compras do produto brasileiro.  

Autor - Agência Estado - Colaborou a repórter Gabriela Almeida

Fonte - O Povo Online. 

Foto - adobestock.


Postar um comentário

0 Comentários