Ceará tem quase 3 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas por causas das chuvas
O Ceará tem 2.945 pessoas desabrigadas ou desalojadas em decorrência das chuvas registradas no estado nos últimos dias, de acordo com boletim divulgado nesta quarta-feira (29) pelo governo estadual. Milhã decretou estado de calamidade pública com as consequências do fenômeno meteorológico. Outros 15 municípios são considerados em situação de emergência. O estado contabiliza ainda 25 feridos e uma pessoa desaparecida. Quatro pessoas morreram em decorrência de deslizamentos e enchentes.
Oito municípios estão sendo atendidos com serviços de proteção social com doação de alimentos e colchões, são eles: Aratuba, Uruburetama, Itapipoca, Pacatuba, Umirim, Milhã, Senador Pompeu e Itapajé. No total, já foram entregues pelas equipes 760 cestas básicas, 1.582 quilos de alimentos in natura e macarrão do programa Mais Nutrição e 404 colchões. Além da doação de alimentos, a Secretaria de Proteção Social (SPS) tem orientado os municípios quanto aos protocolos de atendimento e gestão das situações de alagamento.
Cada um dos municípios atingidos recebeu a equipe da SPS logo nas primeiras horas após o ocorrido para auxiliar nos primeiros encaminhamentos.
Lista de municípios em situação de emergência:
Milhã (estado de calamidade pública)
Senador Pompeu
Itapajé
Umirim
Aratuba
Itapipoca
Uruburetama
Alertas da Defesa Civil
A Defesa Civil disponibiliza uma ferramenta para o cidadão receber alertas sobre enchentes, inundações e deslizamentos. Basta cadastrar o aparelho celular para receber os alertas enviando, gratuitamente, um SMS com o CEP da rua para o número 40199. Em caso de emergência, ligue 193.
Post a Comment