Seis pessoas da mesma família estão com suspeita de varíola dos macacos no interior do Ceará; estão sendo acompanhados pela Secretaria da Saúde de Jati
As amostras foram colhidas ainda na quinta-feira (4) e repassadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), em Fortaleza. O resultado dos exames deve ficar pronto entre 15 e 30 dias. Além desse protocolo, foi necessário retirar as pessoas da casa onde viviam de forma precária. Por isso, o grupo foi encaminhado para uma casa isolada enquanto são feitos reparos e a higienização da residência onde a família mora. A família está em situação de vulnerabilidade e conta com benefícios sociais de transferência de renda e pagamento do gás de cozinha, além de receber cestas de alimentos. Agora também é feito acompanhamento pela Secretaria de Assistência Social.
Por causa dos casos suspeitos, a Secretaria de Saúde de Jati realizou reunião com a regional para acompanhar os pacientes de perto. “O protocolo está sendo seguido à risca, e o acompanhamento e monitoramento constante da Vigilância em Saúde à família também, o resultado dos exames sairá entre 15 a 30 dias”, destacou em nota.
Fonte - Diário do Nordeste
Post a Comment