RÁDIO CATARINA FM ONLINE

Eleições 2022: veja candidaturas e coligações já definidas no Ceará

     A um dia do prazo final para a realização de convenções eleitorais, o Ceará ainda segue com indefinições acerca de candidaturas para as eleições 2022 no estado. O primeiro turno do pleito deste ano está marcado para o dia 2 de outubro; o segundo turno, para o dia 30 do mesmo mês. Conforme estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções partidárias começaram no dia 20 de julho e podem ocorrer até esta sexta-feira (5), sendo essenciais para a definição das concorrências dos partidos políticos. Tais eventos podem ocorrer de forma presencial, virtual ou híbrida.  Se os candidatos indicados não tiverem passado ou sido aprovados em convenção, a candidatura é considerada inválida, segundo a lei eleitoral. 

Após realizarem as convenções, legendas, federações e coligações partidárias devem solicitar registro de candidatura dos escolhidos até as 8h do dia 15 de agosto, pela internet, ou até as 19h do mesmo dia em mídia entregue ao Tribunal. Os pedidos de registro devem ser analisados e julgados até o dia 12 de setembro. Até esta quinta-feira (4), estão definidas pelo menos cinco candidaturas para o governo do Ceará. O pleito contará com disputa entre Capitão Wagner (União Brasil), Elmano de Freitas (PT), Roberto Cláudio (PDT), Serley Leal (Unidade Popular) e Zé Batista (PSTU). Com exceção destes dois últimos, cada candidato conta com apoio de coligações partidárias, quais sejam:

A pré-candidata escolhida pelo Psol, Adelita Monteiro, retirou, nesta quarta-feira (3), candidatura pela gestão estadual a pedido do ex-presidente Lula. Agora, ela entrará na disputa eleitoral pelo cargo de deputada federal e passou a apoiar as candidaturas petistas.

Capitão Wagner ainda não passou por convenção partidária, prevista para esta sexta. Contudo, o deputado federal já realiza pré-campanha.


Já Elmano de Freitas teve candidatura oficializada no sábado (30), durante convenção de petistas e aliados realizada no Centro de Eventos do estado. O evento teve participação do ex-presidente Lula — atual candidato pela presidência —, do ex-governador Camilo Santana e de outros políticos do partido, como os deputados federais Luizianne Lins, José Guimarães e Gleisi Hoffmann.


Roberto Cláudio foi oficializado candidato do PDT em 24 de julho, em convenção realizada na quadra de escola particular em Fortaleza. O evento também definiu Domingos Filho (PSD) a vice-governador da chapa. O ex-prefeito de Fortaleza contou com apoio de Ciro Gomes — candidato do partido à Presidência —, do prefeito José Sarto e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Izolda Cela, atual chefe do Executivo cearense, não foi escolhida pelo partido.


Por Marcelo Monteiro, g1 CE


Fonte - G1CE

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem