Dois cearenses foram presos em flagrante na manhã desta terça-feira, 23, em Teresina. A acusação contra eles foi de abordar clientes de agências bancárias, sob o pretexto de oferecer ajuda em operações no autoatendimento, mas com a intenção de tomar seus cartões ou dados para desfalque imediato nas contas.
Um dos recursos usados pelos golpistas foi distribuir um panfleto que informava às vítimas sobre a necessidade de atualizarem suas senhas. O falso aviso dizia: "Prezado cliente, evite o cancelamento do seu cartão. Atualize seu chip e senha agora neste terminal". O panfleto era deixado próximo dos terminais onde a dupla se posicionava, o que permitia a aproximação para a "ajuda". No entanto, aquele era o ato concretizado do golpe. O texto do falso panfleto chegava a alertar sobre o risco de uma multa de R$ 49,90, caso a senha não fosse atualizada. O panfleto apreendido era do Bradesco, onde aconteceu a prisão da dupla.
Com Francisco Mizael Fernandes Moura, de 55 anos, e Rosinaldo Oliveira Soares, 45, foram recuperados cerca de 40 cartões e pelo menos duas maquinetas de leitura de dados. Os equipamentos eram usados para copiar informações dos cartões ou fazer transferências imediatas para contas de laranjas. As maquinetas estavam escondidas dentro do encosto do assento dianteiro de um veículo usado pela dupla. O valor obtido no golpe ainda será levantado. Mizael e Rosinaldo são naturais de Novo Oriente, cidade cearense da região dos Inhamuns, na divisa com o estado do Piauí. Ambos foram autuados pelo crime de tentativa de furto qualificado mediante fraude e concurso de pessoas.
Mizael já responde a processos pelo mesmo crime cometido no Ceará e em Sergipe. Rosinaldo já foi preso em Picos (PI), em 2016, e em Salvador. Neste último, foi acusado de usar máquinas "chupa-cabras", para clonagem de dados. Segundo o delegado Tales Gomes, coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), da Polícia Civil do Piauí, a prisão aconteceu no bairro Cristo Rei, zona sul de Teresina, dentro de uma agência bancária. A Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (Core) também participou da operação para prendê-los.
Os dois teriam sido identificados desde a última sexta-feira, 19, na abordagem a potenciais vítimas de mais de um estabelecimento. "Eles tinham esse panfleto (com o timbre) de vários bancos", informou o delegado.
Logo que as prisões foram divulgadas, Gomes confirmou que várias vítimas procuraram a Polícia Civil para registrar a ocorrência do golpe. Após o interrogatório, os dois cearenses deverão ser submetidos a audiência de custódia.
Fonte: O Povo Online
Foto: reprodução Greco - Polícia Civil do Piauí