OUÇA A RÁDIO CATARINA FM ONLINE - CLIQUE NO PLAY

Ticker

6/recent/ticker-posts
header ads

Ceará tem 23 açudes com capacidade máxima; O estado tem 28 açudes com volume acima de 90% e 62 reservatórios com volume inferior a 30%

 
Com as boas chuvas dos últimos dias subiu para 23 o número de açudes no Ceará que estão com 100% do volume, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).  O reservatório que atingiu 100% de sua capacidade mais recentemente foi o açude Sobral, no município de Sobral, na Região Norte. O estado tem 28 açudes com volume acima de 90% e 62 reservatórios com volume inferior a 30%.

Situação dos principais açudes

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 16,77% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 38,93%. Já o Banabuiú se encontra com 8,23%.

Previsão para os próximos dias

O início desta semana deverá seguir com condições para chuvas em todas as macrorregiões. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência é de alta possibilidade (entre 40 e 70%) até quarta-feira (6).

Entre terça e quarta-feira (6), o cenário esperado é semelhante, porém, com chances de chuva no Cariri, Sertão Central e Inhamuns já entre madrugada e manhã.Segundo a Funceme, as precipitações esperadas deverão ocorrer devido às áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

 Foto: Honório Barbosa. G1CE


Postar um comentário

0 Comentários

header ads