OUÇA A RÁDIO CATARINA FM ONLINE - CLIQUE NO PLAY

Ticker

6/recent/ticker-posts
header ads

Chuvas no feriado da Data Magna deverão se concentrar nas regiões da Ibiapaba, litoral e centro-sul até sábado

 O feriado de Data Magna deverá ser de chuvas nas regiões da Ibiapaba, litoral cearense e Centro-Sul, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações devem ocorrer até o fim de sábado (26).

A previsão para esta quinta-feira (24), é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com as maiores precipitações esperadas para o Cariri, sul da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais, chuvas isoladas. Para sexta (25), os maiores acumulados de chuva tendem a ocorrer no centro-sul. No sábado, neste momento, a tendência é que o destaque seja a faixa litorânea, principalmente entre madrugada e manhã. Conforme ainda a Funceme, em geral, as chuvas esperadas deverão acontecer em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Cavado de Altos Níveis (CAN), que está sobre o Estado da Bahia, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade. 

Chuvas no estado

 Choveu em todas as macrorregiões entre as 7h de quarta-feira (23) e as 7h desta segunda-feira (24). Conforme balanço parcial da Funceme, houve registros em, pelo menos, 116 municípios. No intervalo de 24 horas citado, os maiores acumulados ocorreram nas regiões Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribe. O município que mais recebeu precipitações foi Quixelô (97 milímetros); Pereiro (94 milímetros); Catarina (70 milímetros), Orós (61 milímetros) e Graça (58 milímetros). 

Situação dos principais açudes 

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 12,83% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado 30,04%. Já o Banabuiú se encontra com 8,20%. O estado tem 19 açudes com volume acima de 90% e 64 reservatórios com volume inferior a 30%.

Foto: Emerson Queiroz/Arquivo Pessoal. G1CE

Postar um comentário

0 Comentários

header ads