Esse alerta meteorológico é válido até às 10 horas de amanhã, mas pode ser renovado a depender das condições climáticas e atuação dos fenômenos que incidem chuvas sobre o Ceará, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
O Inmet classifica os alertas em três níveis: perigo potencial, perigo e grande potencial. Além dos 124 municípios classificados no aviso meteorológico de nível dois (perigo), outras 60 cidades do Ceará estão incluídas no alerta de nível 1 (perigo potencial), totalizando, assim, todo o território do Estado. Para o primeiro nível, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 milímetros por dia, além ventos com rajadas de até 60 km/h. Nesta classificação, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já para o alerta de 'perigo', o qual Fortaleza está incluso, as chuvas podem ser entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos de até 100 km/h. Para estas cidades, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Já a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê chuvas para pelos menos três regiões do Estado até a próxima quinta-feira, dia 31. O órgão aponta chuva no Centro-norte e, no Cariri e no Sul do Sertão Central e Inhamuns, "há alta possibilidade de chuva".
Veja situação das cidades na classificação de nível 2 (perigo):
Diário do Nordeste
0 Comentários