RÁDIO CATARINA FM ONLINE - CLQUE NO PLAY

Ticker

6/recent/ticker-posts
header ads

Covid-19: Barbalha intensifica medidas restritivas após receber alerta "altíssimo"

 


As ações de vigilância epidemiológica da Covid-19 serão intensificadas em Barbalha, município da região do Cariri, com instalação de barreira sanitária na rodoviária da cidade para monitoramento da variante Delta. A decisão acontece após a classificação da cidade com nível de alerta “altíssimo” para a pandemia, conforme índice da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).A informação foi confirmada pelo coordenador da vigilância sanitária do município, Carlos Henrique Albuquerque, em entrevista ao repórter Guilherme Carvalho, da rádio CBN Cariri. 

O gestor disse que o comitê de enfrentamento à doença se reunirá nesta quarta-feira, 10, para estudar a adoção de medidas mais restritivas, que podem entrar em vigor com publicação de decreto no próximo domingo, 14.Barbalha tem níveis preocupantes da taxa de letalidade de Covid-19, entre os indicadores que entram no cálculo para o risco estabelecido pela Sesa. Com percentual de 50%, o indicador representa a proporção do número de mortes e o total de doentes no período analisado. Já em relação aos outros indicadores que compõem o nível de alerta, como a quantidade de leitos UTI-Covid ocupados, o risco é baixo.

No total, 177 habitantes de Barbalha morreram e 7.098 foram contaminados em decorrência da Covid-19, conforme dados do IntegraSUS consolidados na tarde desta terça-feira, 9. Em relação ao avanço da imunização, 36.060 barbalhenses completaram o esquema vacinal, com aplicação das duas doses ou dose única contra a doença. O número equivale a 58,5% da população, conforme projeção para 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Barbalha, Juazeiro do Norte e outros sete municípios do Cariri registram nível de alerta “altíssimo”, conforme dados compilados no IntegraSUS, plataforma de monitoramento da Sesa, referentes ao período das semanas epidemiológicas 43 e 44, entre o dia 24 de outubro e o último sábado, 6 de novembro.

Já o Crato, segunda maior cidade da região, com 133 mil pessoas, está em nível de alerta moderado. Na macrorregião do Cariri, os leitos de UTI e enfermaria para Covid-19 estão com ocupação de 27,5% e 16,7%, respectivamente, segundo o IntegraSUS. Em todo o Estado, 54 municípios estão em risco “alto” ou “altíssimo”. Em julho deste ano, eram 121 cidades com alerta “altíssimo” no Estado.

Foto - Prefeitura de Barbalha. O Povo Online

Postar um comentário

0 Comentários

header ads