sábado, 15 de agosto de 2020

Bombeiros controlam incêndio na serra, divisa entre Catarina e Acopiara.

Foto - Tiago Araújo Pereira, gerente da empresa JJ NET de Catarina

Motoristas que trafegavam na tarde desta sexta-feira (14), pela CE-371, na serra, divisa entre os municípios de Catarina e Acopiara se depararam com um incêndio de grandes proporções que consumia a vegetação seca rapidamente e o fogo só foi controlado a noite pelo Corpo de Bombeiros Militar de Iguatu que foi acionado por populares.

O gerente da empresa JJ NET de Catarina, Tiago Araújo Pereira, passava no exato momento em que as chamas se alastravam e fez o registro fotográfico ainda durante a tarde, e, quando retornava de viagem por volta das 19h30 informou que uma equipe do Corpo de Bombeiros trabalhava para combater o incêndio.

Ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio.

Por - Diomar Araújo - Blog do Diomar Araujo 

Novo decreto divulgado pelo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, Catarina e municípios da Macrorregião do Cariri seguem para fase 2 de retomada da economia.

Camilo Santana informou ainda que a macrorregião de saúde do Cariri, que também engloba a região Centro-Sul, segue, a partir da próxima segunda, para a fase 2. Nesta etapa, é liberada a volta de restaurantes no horário de 9 horas às 16 horas e igrejas, com até 20% da capacidade.

 Municípios da Macrorregião do Cariri:
(Abaiara, Acopiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Cariús, Catarina, Cedro, Crato, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Granjeiro, Ico, Iguatu, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Mombaça, Nova Olinda, Orôs, Penaforte, Piquet Carneiro, Porteiras, Potengi, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre)

A três meses do pleito, regras adaptadas afetam partidos e eleitores

Foto: José Leomar
As eleições municipais de 2020 foram adiadas para os dias 15 e 29 de novembro em primeiro e segundo turnos, respectivamente. A mudança da data do pleito - e, consequentemente, de todos os outros prazos - foi a principal alteração decorrente da pandemia de Covid-19. A partir de hoje (15), aliás, a três meses do primeiro turno, o novo calendário eleitoral prevê uma série de restrições a agentes públicos.

Praga ameaça safra de mandioca em Salitre, na região do Cariri

Foto: Antonio Rodrigues
Maior produtor de mandioca do Estado com 12 mil hectares do tubérculo plantados e mais de 100 casas de farinha, Salitre vê sua safra de 2021 ameaçada por uma praga até então desconhecida pelos seus moradores. Alguns agricultores temem perder 60% de sua produção. O problema foi identificado há aproximadamente cinco meses quando a mandioca, sobretudo do tipo "pretinha",