segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Prefeitura de Catarina e Defesa Civil Municipal solicitam recadastramento das comunidades rurais para operação carro-pipa.

Foto - Blog do Diomar Araujo 

O prefeito de Catarina, Dr. Thiago Paes de Andrade Rodrigues e o coordenador municipal da Defesa Civil, Elkeson Soares, solicitaram através de oficio ao 23º Batalhão do Exército em Fortaleza, o recadastramento das comunidades rurais do município de Catarina para reativação da operação carro-pipa. De acordo com informações do secretário municipal e coordenador municipal da Defesa Civil, Elkeson Soares,

População catarinense lota PSF da Praça da Matriz no primeiro dia da ‘Semana Oftalmológica’; Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde.


A Prefeitura de Catarina, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu inicio nesta segunda-feira (3) e prossegue até a próxima sexta-feira (7), a ‘Semana Oftalmológica’ com diversos exames gratuitos incluindo cirurgias.  

Avaliação e exames oftalmológicos, diagnóstico de pterígio com cirurgia, diagnóstico de catarata com cirurgia, diagnóstico de glaucoma com tratamento e acompanhamento, exames de vista, pacientes diabéticos e hipertensos submetidos a exames de retina, tratamento e prevenção de inflamações e infecções oculares,  laudos oftalmológicos para fins de benefícios e diagnostico de diversos outros problemas oculares.

O paciente pode ir diretamente no PSF da Praça da Matriz. No caso de cirurgia  procurar a Secretaria Municipal de Saúde com o catão SUS, RG e comprovante de residência.


Coordenador municipal do setor de endemias de Catarina, Dr. Aglayrton, fala sobre a importância das reuniões mensais do comitê e alerta; “tem casos de dengue no município”.


A importância das reuniões do Comitê Municipal Intersetorial de Prevenção e Combate as Arboviroses de Catarina, visa diretamente debater com os membros sobre ações a serem desenvolvidas em campo, pelos profissionais agentes comunitários de endemias.

O sangue do paciente com suspeita de dengue, zika e ou chikungunya é coletado no hospital de Catarina e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, para o diagnóstico da doença, mas, segundo Dr. Aglayrton Guedes Feitosa, coordenador municipal de endemias,  os exames de sorológicos não estavam sendo realizados na clinica do estado, mas já teria sido normalizado há alguns dias.

Dr. Aglayrton fala sobre casos suspeitos e confirmados de arboviroses no município de Catarina e o que o poder público municipal vem fazendo para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.








QUITERIANÓPOLIS: SANGRA OS PRIMEIROS AÇUDES EM 2020

Foto - Blog do Genivaldo Costa 
Banhado por fortes chuvas no mês de janeiro, o município de Quiterianópólis registra as primeiras sangrias de açudes do ano de 2020. Após uma chuva de 80 mm,  na noite de ontem(01/02), na localidade de Santo Antonio,  zona rural do município, o açude do Sr. Sôta Costa, sangrou. A sangria desagua no Rio Poty e desce para o açude Croá, de médio porte, o segundo a transbordar, nas últimas 24 horas,

HOMEM MORRE QUANDO PARTICIPAVA DE JOGO DE FUTEBOL EM PARAMBU

Foto - Blog do Lenno Barbosa 
Um homem morreu vítima de um infarto fulminante na tarde deste domingo, 02, quando participava de um jogo na Serra da Buretama, no campo do Sr. Xixico. Trata-se de Antonio Martins de Sousa, de 24 anos, residente no bairro Cachimbo II. Antônio sofreu o infarto fulminante no intervalo do jogo e foi socorrido para o Hospital Dr. Cícero Ferreira Filho, mas já deu entrada sem vida.

O corpo será levado para o IML de Tauá.


Repórter Leno Barbosa