sexta-feira, 22 de maio de 2020

Prefeitura de Arneiroz libera funcionamento de igrejas a partir do dia 1º de junho

Igrejas devem permitir a entrada de 40 pessoas em cada celebração — Foto: Paula Alves/Arquivo G1
Foto: Paula Alves/Arquivo G1

A Prefeitura Municipal de Arneiroz, no interior do Ceará, publicou um decreto nesta quarta-feira (20) liberando as atividades em igrejas da cidade a partir do dia 1º de junho. No decreto, é exigida a instalação de dispositivos de álcool em gel 70% na entrada dos templos, uso de máscaras protetoras e a higienização do local, entre outras normas. Segundo a procuradora do município, Lilian Monteiro, Arneiroz é uma cidade de pequeno porte e não possui casos graves do novo coronavírus. Conforme o decreto,

deverá haver pelo menos um representante da instituição orientando as pessoas sobre acomodação no local. Também é recomendado que as pessoas que se enquadram no grupo de risco de contágio não frequentem cultos ou missas.

O decreto também estabelece regras como:
Limite máximo de 40 pessoas dentro da igreja;
Distanciamento entre uma pessoa e outra de, no mínimo, dois metros;
Marcação nos bancos ou cadeiras indicando o acento de cada pessoa;
Uma cópia do decreto deverá ser fixada na entrada de cada igreja com as normas de funcionamento;
Proibição de romarias ou eventos a céu aberto;
As reuniões devem ter, no mínimo, duas horas de diferença entre uma da outra, para limpeza no local, de modo que não haja aglomerações internas e nas proximidades das igrejas;
Recomenda-se que o local interno seja higienizado com a limpeza dos assentos, corrimão e demais superfícies, com álcool 70% e do piso com produto desinfetante apropriado, como hipoclorito de sódio.
Os banheiros das igrejas devem ter toalha descartável, sabão líquido para higiene das mãos e as lixeiras devem ser de pedal para evitar a abertura manual.
Também é recomendado que não ocorra contato físico entre as pessoas que vão frequentar o local.
As celebrações religiosas deverão acontecer, no máximo, duas vezes por semana, sendo um dia obrigatoriamente no domingo.

O decreto também recomenda a manutenção da transmissão das celebrações pelas redes sociais disponíveis, preferencialmente. Governador prorroga decreto até 31 de maio
O governador do Ceará Camilo Santana prorrogou o decreto de isolamento social no Ceará até dia 31 de maio, com manutenção do lockdown na capital. O anúncio foi feito em conjunto com o Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio na noite desta quarta-feira (20), por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Esta é a quinta vez que o governo estende o prazo do decreto desde o início da pandemia no estado, em março.

Camilo reafirmou que vai apresentar plano com fases de retorno da economia do Ceará e, a partir de junho, retomar as atividades de forma gradual.
No dia 5 de maio, Camilo havia prorrogado o decreto pela quarta vez, com medidas mais rígidas de isolamento para a capital Fortaleza, que entrou em lockdown três dias depois, em 8 de maio. As medidas na capital incluíam a proibição de deslocamento de veículos e pessoas sem justificativa, além do uso obrigatório de máscara e instalação de barreiras sanitárias para fiscalizar o fluxo de carros nas entradas e saídas da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário