terça-feira, 17 de setembro de 2019

Prefeito de Catarina, Dr. Thiago consegue junto ao Governo do Estado fusão da Ematerce e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário; SDA e Ematerce no mesmo prédio.


 A fusão entre o Posto Avançado da Ematerce de Catarina com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário será uma realidade nos próximos dias, para ampliar ainda mais a oferta e a qualidade dos serviços para a população catarinense e principalmente para os agricultores que diariamente buscam os referidos órgãos para os mais diversos serviços. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário funcionará no prédio do Posto da Ematerce no bairro dos Três Poderes, onde todos os serviços serão ofertados em um único lugar.

A confirmação veio na manhã desta terça-feira (17), ocasião em que o chefe do Posto Avançado da Ematerce de Catarina, João Paulo, falou com exclusividade à Rádio Catarina FM Online e Blog do Diomar Araujo informando que nos próximos dias estará chegando um documento oficial para o gerente do escritório da Ematerce de Acopiara, Francisco Rubéns assinar juntamente com o prefeito de Catarina, Dr. Thiago Paes de Andrade Rodrigues, a cessão, termo de acordo entre Ematerce, Governo do Estado, SDA e Prefeitura de Catarina.

Há vários meses que o prefeito Dr. Thiago Paes de Andrade Rodrigues vem conversando com o Governo do Estado, SDA e Ematerce, e, está prestes a se concretizar.   

Ouça  a entrevista com João Paulo, chefe do Posto Avançado da Ematerce de Catarina, 

                                   CLIQUE AQUI PARA OUVIR







Prefeitura de Catarina e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário farão novos cadastros do Garantia Safra, dia 26 no CRAS.



Prefeito de Catarina, Dr. Thiago Paes de Andrade Rodrigues, autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Catarina, a realizar mais um dia de cadastramento de agricultores no Programa Garantia Safra 2019/2020.

Será dia 26 de setembro, a partir das 08h da manhã no CRAS. Marlos Mendonça, secretário de Desenvolvimento Agrário de Catarina, falou com a reportagem da Rádio Catarina FM Online e Blog do Diomar Araujo.

Posto Avançado da Ematerce de Catarina começa a emitir Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, gratuitamente para agricultores.


O Posto Avançado da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, Ematerce de Catarina, deu início nesta terça-feira (17), a emissão gratuita da Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, para famílias de agricultores familiares deste município. Para ter acesso ao documento, os agricultores devem comparecer ao Posto Avançado da Ematerce de Catarina, com os seguintes documentos:

RG do casal, último comprovante de votação do casal, escritura da terra ou contrato de arrendamento ou declaração de confinantes para herdeiros do INCRA, Cadastro Ambiental Rural, comprovante de residência atualizado, certidão de casamento ou declaração de união estável, arrimo de família para solteiro e certidão de nascimento e o CNIS (INSS) do casal.


O chefe do Posto Avançado da Ematerce de Catarina, João Paulo, concedeu entrevista à Rádio Catarina FM Online e Blog do Diomar Araujo , e destacou a parceria do Governo do Estado, Ematerce, Prefeitura de Catarina e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, e, disse que, em breve as equipes da Ematerce e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, estarão trabalhando num único local que é a sede da Ematerce de Catarina, no bairro dos Três Poderes, através de parceria da Prefeitura de Catarina e  Governo do Estado.

                Ouça a entrevista. CLIQUE AQUI



Governo Federal acaba de autorizar o pagamento do Garantia Safra 2017/2018 para Catarina e mais 8 municípios.


Nenhuma descrição de foto disponível.

Confira a publicação do Diário oficial da União.

O SECRETÁRIO DE POLÍTICA AGRÍCOLA, no uso de suas atribuições, de acordo com o disposto na lei 10.420, de 10 de abril de 2002 e no Decreto 4.962, de 22 de janeiro de 2004, e considerando que os pagamentos de benefícios seguem às condições vigentes na data de adesão do agricultor, conforme o artigo 9º do Decreto 4.962/2004, de 22 de janeiro de 2004, resolve:

Art. 1º Autorizar o pagamento dos benefícios relativos a safra 2017/2018 aos agricultores (as) que aderiram ao Garantia-Safra nos municípios constante no anexo.
Art. 2º Os pagamentos serão realizados a partir do mês de setembro de 2019, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

EDUARDO SAMPAIO MARQUES
ANEXO I

RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS FOLHA SETEMBRO 2019 (Safra 2017/2018)




Ao vivo Jornal das 7 na Rádio Catarina FM Online. Whatsapp: 98854-7627. Com Diomar Araújo e Anna Isabelly Araújo.


Vereadora Dra. Fernanda Ribaisa, destaca o atendimento da Assistência Social e Saúde em Catarina, durante o primeiro semestre deste ano; ouça o áudio.



A vereadora Dra. Fernanda Ribaisa, ao fazer o uso da tribuna da Câmara Municipal, destacou a Conferência Municipal de Assistência Social realizada recentemente no CRAS de Catarina, e enfatizou sobre os desafios da administração municipal para manter os serviços sociais funcionando mesmo com a falta de repasses do Governo Federal e citou os programas sociais mantidos com recursos próprios da Prefeitura de Catarina, e outros em convênio com o Governo Federal e Governo do Estado.

Dra. Fernanda falou sobre o número de atendimentos realizados no Hospital Municipal de Catarina Dr. Gentil Domingues e no Centro Cirúrgico Dr. Antonio Alves de Freitas, respectivamente, no primeiro semestre deste ano, como por exemplo: 14.400 atendimentos médicos; 237 endoscopias; 29 colonoscopias; 9.137 exames laboratoriais, 137 cirurgias, e 4.961 atendimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs/PSFs da sede e zona rural. 

Dra. Fernanda Ribaisa é vereadora e odontóloga, e em 2005, foi secretária de Assistência Social do município de Catarina, na gestão do ex-prefeito Dr. Jefferson Paes de Andrade, onde juntos criaram o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.


                       Ouça o áudio. Clique AQUI









Cadastro Único e Bolsa Família de Catarina itinerante; nesta terça-feira, dia 17/09, a partir das 08h, no Sítio São Francisco.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A equipe do Cadastro Único e Bolsa Família de Catarina estará nesta terça-feira, 17, a partir das 08h, da manhã, no Posto de Saúde da comunidade de São Francisco realizando atendimento com os moradores da referida localidade, do Sítio Chapada e região.

Mais uma ação efetiva da Prefeitura Municipal de Catarina, Secretaria Municipal da Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social – Cras. Administração, Mais Trabalho, Novas Conquistas.
Com informações de Cristina Mota, coordenadora / gestora do CadÚnico - Bolsa Família.


Fogo queima roças há seis dias em Cedro; situação é considerada preocupante

Foto - Honório Barbosa 
Na última semana, apenas o 4° Batalhão de Bombeiros Militar da cidade de Iguatu atendeu a 27 chamados para fogo em vegetação. “A situação é preocupante”, frisou o comandante da unidade, coronel Nijair Pinto.   No município de Cedro, o fogo continua destruindo áreas de vegetação nativa, deixando prejuízos para os produtores rurais, desde a terça-feira da semana passada. Os incêndios nas roças e em áreas de pastagem neste domingo chegaram à localidade de Vaca Morta e no entorno do Lagedo, Cachoeira dos Araújo e da Várzea da Conceição. 

Focos de incêndios propagam-se e deixam danos no interior do Ceará

Foto: Carlos Marlon
A quantidade de focos de incêndios, no Ceará, não para de crescer. Dos 586 já registrados em todo o ano de 2019, houve 45 queimadas somente no último domingo (15), de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O registro foi o maior em um único dia, em setembro deste ano. Os estragos são severos e não se limitam ao dia do incêndio. Uma área nativa queimada pode levar de dez a 20 anos para ser recuperada.

Umidade do ar no Ceará chega a 14% e atinge nível de alerta

FOTO: Bruno Gomes/Diário do Nordeste
O Ceará atingiu estado de alerta com relação aos níveis de umidade relativa do ar nas últimas 24 horas, quando foram registradas taxas de 14% e 15% nos municípios de Iguatu e Barbalha, respectivamente, informou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade é de 60%.  Taxas críticas também são observadas em Campos Sales (16%), Jaguaribe (16%), Tauá (17%) e Quixeramobim (18%), segundo a Funceme. Os níveis podem variar ao longo de um mesmo dia.