RÁDIO CATARINA FM ONLINE AO VIVO

VOCÊ ESTÁ OUVINDO RÁDIO CATARINA FM ONLINE - ZAP 88-9-8845-4147 PROGRAMAÇÃO AO VIVO COM LOCUTORES: 07H AS 08H - 09H AS 11H - 12H AS 13H - 15H AS 17H.

Comunidades de Tauá atendidas pelo projeto Paulo Freire recebem visita de missão do Fida

Foto - Diário Centro Sul 
Duas comunidades atendidas pelo Projeto Paulo Freire receberam visita de uma missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, na zona rural de Tauá, na região dos Inhamuns. Ao todo, 78 famílias das comunidades Riacho dos Cavalos e Barreiras, em Tauá, recebem assistência técnica e planos de investimento nas cadeias produtivas de

apicultura, ovinocultura e galinha caipira. As comunidades já receberam um investimento de R$ 241.901,59.
        A Cáritas Diocesana é a entidade contratada para fornecer Assessoria Técnica Contínua na comunidade Barreiros. Segundo relatório do PPF, a criação do grupo de mulheres “Maria Cândida da Conceição” e a adoção de práticas agroecológicas e do calendário zootécnico (castração, vermifugação e manejo sanitário e alimentar) são alguns dos resultados atingidos pelo projeto na comunidade rural. Além disso, as beneficiárias do Paulo Freire participaram de curso em panificação e já comercializam os produtos em feiras locais.

Projeto no Ceará – 31 municípios
       No Ceará, são contemplados com ações do Projeto Paulo Freire os municípios de Coreaú, Graça, Sobral, Senador Sá, Moraújo, Massapê, Frecheirinha, Mucambo, Pacujá, Irauçuba (Região de Sobral I); Hidrolândia, Ipú, Pires Ferreira, Reriutaba, Ipueiras, Varjota (Sobral II); Arneiroz, Aiuaba, Tauá, Parambu, Quiterianópolis (Inhamuns); e Assaré, Araripe, Altaneira, Antonina do Norte, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Tarrafas, Salitre e Santana do Cariri (Cariri Oeste).

50.969 – é o número de famílias atendidas no projeto.
193.682 – é o número de beneficiários (32.430 mulheres e 16.961 jovens).

Mesa Farta
        Na mesa farta com os produtos da agricultura familiar, ou nos versos em cordel e numa canção, ficou visível para missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) que o Projeto Paulo Freire veio para melhorar a vida da comunidade Riacho dos Cavalos, no município de Tauá.

        A ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e que recebe Assistência Técnica Contínua por meio do Esplar, já construiu 22 aviários e 24 apriscos com áreas de pastejo e garantiu um kit de informática para associação comunitária.
       “Assim como os homens trabalham no roçado, as mulheres também precisam gerar renda no quintal de casa”, observa Francisca Helena sobre o complemento que o projeto trouxe para a renda familiar. E, embora ainda aguarde a chegada dos animais, a agricultora familiar enumera os benefícios que já chegaram. “Mas como já criava galinha, já ´deitei´ algumas e agora tenho meus pintinhos num espaço maior, bonito e com alimentação na hora certa. Logo, logo, eles (pintos) vão poder servir de alimento para as nossas famílias e para, numa necessidade, vendermos e comprarmos outros alimentos”.

        “Para mim, foi uma surpresa ver que estas famílias unem o aspecto lúdico ao trabalho e creio que faz com que o trabalho do dia à dia seja muito mais verdadeiro”, comentou Rossana Polastri, diretora regional do FIDA para América Latina e Caribe, citando as dificuldade que os beneficiários do projeto enfrentam para produzirem e venderem os próprios produtos. “Creio que deveríamos continuar apoiando a prestação de assistência técnica, porque é importante a transferência de conhecimento aos mais pobres. No futuro, ela permitirá que essa comunidade continue sendo produtiva e manterá o entusiasmo e compromisso destas famílias”.

         A expectativa, segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, é acelerar a execução do Projeto Paulo Freire com a conclusão da entrega dos projetos produtivos em todo Estado do Ceará. E, de acordo com o oficial FIDA no Brasil, Hardi Vieira, será recompensada com a valorização do valor que se encontra na conta do fundo internacional. “O que mais desejamos a todos vocês é que estas famílias possam se manter em seu próprio local de origem, gerando renda e oportunidade para esta e para as futuras gerações”, transmitiu o secretário do Governo do Ceará.

        Para o gerente de programas do FIDA, Klaus Reiner, ainda “é muito importante também avançar no associativismo “para complementar os grandes avanços que a comunidade fez com a criação da capacidade das mulheres e jovens e da capacitação das famílias”. “O ponto que cria um desafio para o futuro da comunidade Riacho dos Cavalos é o vínculo com o mercado externo para a venda do excesso de produção”, antevê Klaus Reiner.
           Também integram a comitiva do fundo internacional ligado às Nações Unidas: o oficial de Programas do FIDA no Brasil, Hardi Vieira; o secretário Executivo da Pesca, Antônio Nei de Sousa; a coordenadora do Projeto Paulo Freire, Íris Tavares.

Com colaboração da Assessoria de Imprensa da SDA/ André Gurjão

Nenhum comentário:

Postar um comentário